GONORREIA: SINTOMAS, CONTáGIO E TRATAMENTO – O GUIA COMPLETO

Gonorreia: Sintomas, Contágio e Tratamento – O Guia Completo

Gonorreia: Sintomas, Contágio e Tratamento – O Guia Completo

Blog Article

A doença gonocócica é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis mais frequentes globalmente, comprometendo milhões de pessoas todos os anos. Provocada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa patologia pode comprometer tanto homens quanto mulheres, e, se não tratada, pode levar a problemas sérios. Neste artigo, abordaremos os principais sintomas, formas de transmissão, métodos de detecção e tratamento da gonorreia.

O que é a Gonorreia?

A gonorreia é uma infecção bacteriana que atinge especialmente as membranas do trato reprodutivo, abrangendo canal urinário, cérvix, reto e orofaringe. Apesar de que seja facilmente tratável, a falta de diagnóstico precoce pode desencadear complicações sérias.

Sinais e Sintomas da Gonorreia

Os sintomas da gonorreia podem mudar entre homens e mulheres, e, em certos quadros, a doença pode não apresentar sintomas. Quando presentes, os sintomas mais comuns incluem:

Nos Homens:

Secreção amarelada ou esverdeada pelo pênis
Desconforto ao urinar
Dor ou inchaço nos testículos
Irritação no canal urinário
Manifestações Femininas:

Corrimento vaginal anormal
Ardência ao urinar
Perda de sangue inesperada
Sensação dolorosa na penetração
Desconforto na região pélvica
Sintomas Adicionais:

A doença pode atingir a cavidade oral, causando dor e inflamação, podendo acometer os olhos e o ânus, desencadeando corrimento e prurido.

Formas de Disseminação da Doença

A maneira mais frequente de propagação ocorre por meio do contato sexual desprotegido, englobando diferentes tipos de contato íntimo. Outro fator relevante, a infecção pode ser transmitida de mãe para filho, resultando em complicações para o recém-nascido, gerando inflamações severas aqui nos olhos.

Métodos de Diagnóstico

A detecção da doença pode ser feito através de exames laboratoriais, incluindo:

Exame de análise urinária: avalia a existência da infecção na urina.
Coleta de secreção genital: coleta de fluido corporal para identificar a presença da bactéria.
Exame de PCR: método mais preciso para detectar a infecção.
Abordagens Terapêuticas e Preventivas

A gonorreia é tratável com antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. Todavia, com o aumento da resistência dos micro-organismos aos antibióticos, é fundamental seguir as orientações médicas e realizar o tratamento completo para prevenir reinfecções.

Report this page